10 RAZÕES PARA USAR UM APLICATIVO NA GESTÃO DA LIMPEZA E MANUTENÇÃO

O que pouca gente sabe é que também existem aplicativos especialmente desenvolvidos para organizar a vida dos Facilities Managers. Os apps para smartphone auxiliam nos processos de gestão da limpeza e manutenção de instalações, poupando tempo e garantindo um serviço muito mais eficiente.

Veja como a vida do facility manager pode ser muito mais fácil com um app:

1 – Controle de tarefas do colaborador e do supervisor

Por meio de um QR Code instalado em cada local a ser limpo ou supervisionado, o operador e o supervisor registram através da câmera do celular a execução de suas tarefas. Esses dados podem ser consultados em tempo real pelo gestor, assim é possível acompanhar de perto todo o processo de limpeza e manutenção.

2 – Alertas de serviços realizados

O facility manager não precisa consultar o sistema para saber se as tarefas estão sendo executadas: o aplicativo envia alertas automáticos caso alguma das etapas da limpeza não tenha sido realizada.

3 – Histórico completo de limpeza

Cada tarefa fica registrada com data, horário e local no qual o operador fez sua tarefa e também quando foi supervisionada.

4 – Medição da produtividade de cada colaborador e do supervisor

Dados como locais que os operadores/supervisores estão no momento, quais tarefas foram efetuadas ou supervisionadas, tempo de duração de cada e de deslocamento dos profissionais podem ser consultados e avaliados para entender a real produtividade de cada operador.

 

5 – Abertura de chamadas ou ocorrências

O aplicativo permite que os operadores abram chamadas para conserto de objetos ou móveis danificados (uma cadeira quebrada, por exemplo) ou que precisam ser reparados (um vaso sanitário entupido). Essas chamadas são enviadas automaticamente para o gestor tomar providências

6 – Rapidez na tomada de decisão

A abertura em tempo real de chamadas e ocorrências contribui para que ações de correção possam ser tomadas rapidamente. As equipes de manutenção ficam muito mais ágeis.

7 – Customização

É possível adaptar o aplicativo de acordo com as características do ambiente e necessidades do facility manager.  Um bom software, como por exemplo o CONFIRM8, permite a integração com seus sistema através de simples interfaces.

8 – Emissão de relatórios

Relatórios de limpeza, que antes eram feitos manualmente e demandavam tempo de supervisores e gerentes, são realizados automaticamente pelo aplicativo, contribuindo para uma gestão mais eficaz.

9 – Agilidade na consulta de dados

Todos os relatórios que antes eram feitos em papel e precisavam ser arquivados agora ficam online para consulta. É possível saber, em segundos, como a limpeza foi feita e realizar comparativos entre diferentes equipes e tempos de execução de trabalhos, por exemplo.

10 – Auxílio no planejamento da limpeza

Com o registro acurado do tempo de execução de cada tarefa e de sua supervisão, é possível traçar um histórico do trabalho, o que ajuda no planejamento futuro da limpeza e manutenção.

 

Por: Departamento de Comunicação Externa.