Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Você provavelmente já sabe a resposta para essa pergunta, afinal, há mais de 10 anos essa tem sido uma das estratégias de Marketing mais utilizadas para se obter sucesso.

Mas sempre há algo novo para se descobrir sobre um assunto tão dinâmico quanto esse!

Pense em praticamente qualquer assunto que você deseje aprender e você poderá encontrar essas informações em uma simples pesquisa no Google.

Você pode até mesmo ter chegado a esse artigo digitando na caixa de pesquisa a pergunta: “o que é marketing digital”.

Meu ponto é: a informação é abundante e disponível a quem deseja como nunca se viu antes, não importa o assunto, indo de temas como política, religião e esportes a informações sobre produtos e serviços.

Se a informação é abundante em todas as áreas, e isso é algo extremamente positivo, ela também se torna mais difícil de ser encontrada no meio de tamanha oferta. E é aí que surge a importância de saber o que é Marketing Digital.

Marketing nada mais é do que criar uma conexão com um determinado público-alvo para identificar necessidades e desejos e oferecer as soluções mais adequadas.

A importância do Marketing Digital

Ficamos conectados grande parte do nosso tempo na internet, seja conversando com amigos, consumindo conteúdo ou jogando online.

Ficou muito mais fácil conquistar seu público-alvo, pois não importa a que nicho de mercado seu consumidor pertence, ele certamente estará online também.

Não só ele: mas seus amigos, parentes, colegas de trabalho, praticamente todo o seu círculo social.

E essas pessoas também estarão dividindo impressões sobre produtos que compraram e se são clientes satisfeitos de uma marca ou não.

Um dos maiores benefícios de quem  CANAIS DE MARKETING DIGITAL está na facilidade de medir o impacto de cada um desses canais, como quantos visitantes de um site se tornam compradores, tornando possível identificar quais trazem mais resultados e por isso merecem maior investimento.

Através desses dados, você pode descobrir:

  • Quais canais possuem a melhor relação custo-benefício para a aquisição de clientes, baseando-se na taxa de conversão e no custo de aquisição de cada um desses leads.
  • Quais canais são mais eficientes não só para atrair consumidores mas para gerar recompras (como o email marketing), criando uma base de clientes fiéis.
  • Quais consumidores demonstram maiores chances de comprar outros produtos seus de categorias superiores através do engajamento dessa parcela de clientes.

Oque é o Inbound Marketing?

O Inbound e Outbound Marketing são ferramentas ou formas de atuar no Marketing Digital. Essas ações são executadas dentro do contexto online, estão incluídas debaixo do guarda-chuva do Marketing Digital.  Tradicionalmente o marketing sempre foi visto como uma forma de induzir ou persuadir clientes indo até eles (OutBound = sair atrás do cliente), mas recentemente esta estratégia vem se tornando cada dia menos usada pois a clientela mudou.

declínio do Outbound Marketing é uma resposta a uma mudança recente e fundamental no comportamento do consumidor.

O controle passou das mãos das empresas para a dos consumidores, dando às pessoas o poder de escolha não só na hora da compra, mas também sobre quais mensagens deseja receber ou não.

As pessoas não sentam-se passivamente na frente da TV e prestam atenção às propagandas exibidas no meio da programação a qual estão assistindo. Mesmo nesse tipo de situação, o espectador conta com o controle remoto para mudar de canal ou com o celular para se distrair enquanto espera.

Mesmo interrompendo o consumidor, você precisa chamar sua atenção e é justamente por isso que as estratégias de marketing tão eficientes do passado não trazem os mesmos resultados hoje.

Nesse cenário, táticas como SEO (sites de busca) e PPC (Pagar por Click) com foco em responder as perguntas mais comuns dos usuários em mecanismos de busca funcionam tão bem. São informações que as pessoas não só querem ter acesso, como tomam a iniciativa de buscar as respostas.

E mais: cerca de 46% das pesquisas diárias feitas nos maiores buscadores, são para obter informações sobre produtos e/ou serviços, mostrando que o problema não está na falta de interesse do público, apenas na maneira intrusiva como produtos e serviços são divulgados.

Outros canais, além dos mecanismos de busca que funcionam muito bem para atrair a atenção das pessoas são:

  • Redes Sociais;
  • Emails;
  • Vídeos;
  • Boca a boca.

As táticas Outbound, como anúncios em redes sociais, pop-ups, banners, emails aleatórios, compra de lista de emails, ligações frias e muito menos em anúncios em mídias tradicionais claramente ficam de fora dessa lista, mesmo que sejam estratégias usadas no marketing digital.

O velho modelo de marketing, ou o Outbound Marketing, se apoia em 3 pilares básicos:

  • Informar;
  • Persuadir;
  • Relembrar.

Além da diminuição da eficiência, junte a dificuldade de medir o retorno sobre investimento, o ROI, os altos custos de execução e novas maneiras do consumidor bloquear esse tipo de marketing, você encontra um ambiente completamente hostil.

A comunicação é feita de apenas um lado, sem a permissão do outro e só existe enquanto houver investimentos, geralmente bastante altos, para resultados muito inferiores aos do passado, como mostram esses números:

  • 85% das pessoas mudam de canal na sua TV enquanto os comerciais são exibidos.
  • 84% dos jovens entre 25 e 35 anos tendem a sair de um site com um número excessivo de banners.
  • 200 milhões de americanos registraram seus telefones em um serviço chamado “Do not Call” para não serem perturbados por empresas de telemarketing.

Outro fator que faz com que cada vez mais empresas se interessem em descobrir o que é Inbound Marketing é o custo. Em média, o investimento no Marketing de Atenção custa 62% menos do que as táticas de Outbound.

  • Empresas que investem mais de 50% do seu orçamento no Inbound Marketing para gerar novos clientes, têm reportado uma diminuição significativa de custo por lead.
  • Para pequenas e médias empresas, esse tipo de ação custa 31% menos que anúncios pagos na internet.
  • Empresas que trabalham com nutrição de leads geram 50% mais leads prontas para vendas, a um custo 33% menor.

O Inbound Marketing, por sua vez, está apoiado em outros 3 pilares:

  • Demonstrar.
  • Envolver.
  • Empoderar.

Mais do que serem apenas persuadidos, os clientes querem ser encantados. As empresas precisam mostrar que entendem muito bem o que seu consumidor é e precisa. Que o conhece e se importa com o que ele pensa.

Você precisa preencher o gap entre as necessidades do seu consumidor e o que falta para que elas sejam atendidas em cada etapa da jornada de compra.

Para isso, aposte no poder do conteúdo, seja através do Inbound Marketing ou do Marketing de Conteúdo.

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